Site institucional: entenda o que é e por que ter um?

Site institucional: entenda o que é e por que ter um?

Você ainda não tem um site ou tem e quer melhorá-lo? Descubra neste artigo tudo que seu site institucional precisa ter para gerar bons resultados.

Contar com um site institucional não é mais simplesmente uma boa prática, mas uma verdadeira obrigação no mundo do marketing digital, hoje em dia.

Os usuários da internet estão cada vez mais navegando em busca de informação. Informação esta que influencia quase sempre em uma compra, seja online ou offline.

site institucional é uma maneira de ser encontrado pelo cliente quando ele busca por informações.

O que é um site institucional

Um site institucional é uma página da web construída para exibir as principais informações sobre uma empresa, com foco em permitir que o cliente consiga encontrá-la de forma facilitada. O site institucional é uma alternativa barata para quem deseja uma presença online.

Há, no entanto, uma série de características que um site institucional deve ter. Não contar com tais características significa desperdiçar uma oportunidade de conquistar bons resultados online.

Vantagens do site institucional

São muitas as vantagens do site institucional.

O simples fato de colocar um site no ar e divulgá-lo para os clientes representa inaugurar a forma como a empresa é vista pelo público.

Ter um site é sinônimo de profissionalismo, ao mesmo tempo que consegue atrair novos clientes e disponibilizar informações relevantes sobre a marca.

Confira, a seguir, as principais vantagens de um site institucional:

Fortalecimento da marca

O maior ativo da sua empresa é a marca.

Mas, o que é marca? É a identidade da sua empresa, é aquilo que as pessoas conseguem captar como a essência da organização.

Sabe aquela pessoa que você conhece e, já na primeira impressão, nasce um sentimento negativo, uma certa desconfiança?

Essa impressão é a marca daquela pessoa, é como aquela identidade conseguiu entrar em você.

Naturalmente, essa impressão pode mudar, justamente porque sua compreensão sobre a marca da pessoa pode evoluir.

Com as empresas ocorre a mesma coisa.

As pessoas têm percepções de valor sobre uma organização, que as faz estarem dispostas a pagar mais ou menos pelos produtos ou serviços.

Um site ajuda a tornar mais positivo o valor associado a uma marca.

Maior credibilidade

Ainda como complemento ao tópico anterior, um site também consegue aumentar a credibilidade de uma empresa.

É muito mais fácil confiar em uma empresa com um site institucional profissional. Isso comunica muito mais profissionalismo.

Facilidade de acesso a informações

Um site institucional também facilita o acesso a informações.

Como mencionado no início do nosso artigo, as pessoas estão cada vez mais usando a internet para fazer pesquisas que vão influenciar diretamente em suas compras.

Segundo dados do SPC Brasil, 90% dos consumidores virtuais pesquisam na internet antes de efetuarem uma compra.

Isso é um número muito elevado para ser ignorado!

O site institucional deixa à disposição dos consumidores as informações mais importantes sobre a empresa, para que acessem livremente.

Alcance expandido

Um site institucional também garante um maior alcance de um público-potencial.

Ao invés de limitar-se com o alcance cada vez mais limitado das redes sociais, o site institucional permite às empresas que consigam atrair consumidores-alvo em grande volume, sobretudo através das técnicas de SEO.

No final das contas isso representa também uma economia, já que o investimento em mídia paga poderá ser menor à medida que o tráfego orgânico aumentar.

Aumento da presença online

Com o site institucional a empresa consegue aumentar a presença online.

O universo do marketing online se desenvolve a partir da presença.

Quanto mais presença constante e relevante você tiver, mais chances de atrair e vender para novos clientes.

Essa presença pode se dá por vários meios, como as redes sociais, o blog, as postagens de clientes, vídeos do YouTube, etc.

Mas é por meio do site institucional que a presença online se torna mais sólida e próxima ao cliente.

Criação de relacionamento

Um site institucional consegue criar e estabelecer vínculos de relacionamento.

Tais vínculos se desenvolvem a partir, por exemplo, do fornecimento de materiais ricos disponibilizados para download e da captação de e-mails.

Não obstante, o site em site já é uma forma de relacionar-se.

O próprio contato do cliente com a empresa e o consumo das informações já é relacionamento.

E vale lembrar: o relacionamento é a base para o crescimento no mundo digital.

Oportunidade de criar conteúdo de valor

O site também é um lugar privilegiado para a criação de conteúdo de valor, sobretudo através do blog.

Talvez você esteja pensando: “mas o blog não morreu?”. Não!

Enquanto o conteúdo da rede social tem data de validade, aqueles produzidos no blog duram por anos e anos.

Embora poucas pessoas consumam blogs diretamente, quase todos acessamos materiais de alguns vários durante o dia, geralmente em busca da resposta para alguma pesquisa.

Geração de leads

Um site institucional também dá a possibilidade de promover uma geração de leads de qualidade.

Através da disponibilização de materiais ricos para download, templates, catálogos, posts em PDF, etc., o usuário poderá deixar o e-mail em troca do acesso a tais materiais.

Conseguir esses e-mails é muito importante, sobretudo por o e-mail ser uma forma segura de preservar o contato dos seus clientes para futuras vendas, já que as pessoas raramente trocam de endereço de e-mail.

O que um site institucional precisa ter?

Agora que você já conhece alguns dos benefícios e vantagens de contar com um site institucional, podemos seguir para questões mais práticas.

A primeira questão prática abordada diz respeito a algumas das principais características que um site de qualidade deve apresentar.

Nos tópicos a seguir você poderá conferir, em detalhes, algumas das características essenciais de um site institucional.

Se atualmente você já tem um site, questione-se: será que minhas páginas estão de acordo com essas boas práticas?

Página inicial atraente

A beleza de uma casa começa pela fachada.

E, no caso do site, pela página inicial.

home de um site institucional precisa ser estratégica e conseguir atrair e reter a atenção do cliente.

Elementos visuais são sempre bem vindos, desde que sigam as diretrizes visuais da marca.

Também é interessante explorar elementos como um vídeo de apresentação da empresa.

Quem somos bem feito

Não pense que o quem somos de um site institucional não tem valor efetivo, pelo contrário, essa página é um dos pilares de um bom site.

O conteúdo deve ser pensado a partir das bases do storytelling, ou seja, contando uma história genuína sobre as motivações que levaram à fundação do negócio.

Trabalhe as dores que seu negócio resolve, mostre as soluções, fale da equipe, das evoluções, das conquistas, mostre números impactantes da operação, etc.

Produtos e serviços expostos de forma clara

Também é essencial que o site institucional tenha os produtos expostos de forma clara e objetiva.

De igual importância é manter essas informações sempre atualizadas.

A visão estratégica deve permear todo o material, expondo dores e mostrando os benefícios de cada produto.

Avalie estrategicamente, também, se vale a pena ou não expor o preço nessa página.

Existem negócios onde o processo de decisão é mais longo e, portanto, muitos gatilhos precisam ser explorados antes que o preço seja apresentado.

Outros, no entanto, contam com um processo bem curto, e expor o preço é a melhor solução para não gerar barreiras para compra.

Otimização para SEO

Um bom site institucional precisa ser otimizado para SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os motores de busca.

Consiste em uma série de estratégias capazes de preparar o site para ser encontrado nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Consistente identidade visual

O site institucional de qualidade conta com uma identidade visual que facilita o processo de compreensão do valor da marca.

O site precisa acompanhar a identidade já utilizada pela marca, sobretudo por uma questão de coerência, mas também porque o cliente precisa perceber uma unidade em toda a comunicação, para que o relacionamento com a marca seja mais harmônico.

Isso significa que comprar modelos prontos na internet não é uma boa solução para site institucional. É preciso encontrar agências que personalizem modelos ou criem um do zero para sua empresa.

Informações de contato

Seu site não pode deixar de contar com informações de contato.

Parece piada falar sobre isso, mas não é.

Muitos sites deixam de apresentar tais informações, seja por esquecimento da própria empresa, ou por desleixo da agência ou freelancer contratado para criar o site.

Garanta que as informações de contato estejam visíveis no rodapé do seu site e também na aba “contatos”.

Mantenha, também, todas as informações sempre atualizadas.

Conteúdo relevante

Um site institucional profissional conta com conteúdo relevante disponível para acesso do público.

Esse conteúdo relevante está geralmente associado à publicação de posts de blog, com materiais que fazem sentido à persona e a conduzem pela jornada de compra.

Além de fazer muito sentido para a persona, esse tipo de conteúdo também ajuda no ranqueamento orgânico, o que é muito positivo para os resultados de marketing da empresa.

Link para as redes sociais

Integrar todos os canais de comunicação é a melhor opção para empresas que buscam uma comunicação com resultados efetivos.

Como uma das práticas para possibilitar isso está a disponibilização de links para as redes sociais.

Posicione ícones na barra superior e no rodapé do seu site, bem como na aba “quem somos”, com hiperlinks que permitam aos clientes seguirem e curtirem suas principais redes sociais.

Política de privacidade

A partir da publicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), os sites estão obrigados a seguir uma série de diretrizes que dão ao consumidor uma maior segurança com relação a como seus dados são tratados.

política de privacidade está nas diretrizes abordadas, o que significa que a mesma deve ser efetuada dentro dos padrões estabelecidos legalmente.

Os dados mínimos que devem estar presentes na política de privacidade são:

  • dados da empresa;
  • dados coletados do usuário e finalidades;
  • base jurídica para o colhimento dos dados;
  • prazo de armazenamento dos dados;
  • contato da pessoa responsável pelo tratamento de dados na empresa.

Elementos de um site institucional de sucesso

O que trouxemos até aqui é o básico para construir um site institucional.

Mas há, ainda, outras ações que podem ser tomadas para que seu site seja muito mais que básico, mas incrível para seu cliente.

Nossa equipe de especialistas reuniu sete elementos que darão ao seu site a capacidade de obter muito mais sucesso e resultados. Confira:

Linguagem clara

A primeira dica diz respeito a como os textos do seu site serão construídos.

É muito importante garantir que os textos sejam claros, sem palavras rebuscadas ou termos complexos e, principalmente, sem tecnicismos, ou seja, expressões muito técnicas e que só fazem sentido para especialistas de determinada área.

Garanta que seu público conseguirá entender a mensagem, sem buscar complexar demais o discurso escrito.

Conteúdo conciso

Ainda com relação aos textos das páginas de seu site, a recomendação é buscar que os mesmos não sejam tão longos.

Vale frisar que aqui não estamos falando de posts de blog que, em muitos casos, justificam-se estrategicamente serem maiores.

Falamos aqui dos textos das páginas mesmo.

Corte tudo o que sobra nas frases, ou seja, que pode ser simplificado sem perder o sentido original. Uma dica prática é utilizar a ferramenta LanguageTool.

Design atraente

Nós já falamos sobre identidade visual, mas aqui cabe aprofundar um pouco mais.

O seu site institucional precisa ter um design atraente. Seu cliente precisa ser conquistado, em primeiro lugar, pela beleza da aparência do seu site.

É por isso que serviços como Wix e Google Sites são prejudiciais e não recomendados para a construção de sites institucionais.

A aparência deixará a desejar e nunca poderá ser algo único.

Fácil usabilidade

Outro ponto de atenção diz respeito à usabilidade.

Um bom site institucional garante uma excelente usabilidade, ou seja, uma grande facilidade do cliente na navegação.

Para conseguir isso será preciso contar com a ajuda de especialistas em criação de sites, porque aqui estamos falando de uma questão muito técnica.

Escaneabilidade do conteúdo

Ainda pensando na experiência do usuário, a escaneabilidade diz respeito a uma série de recursos que deixam a leitura mais fluída.

Algumas boas práticas de escaneabilidade são:

  • parágrafos custos;
  • negrito em partes significativas do conteúdo;
  • imagens e elementos não-verbais;
  • marcadores e listas.

Ao utilizar tais recursos, o usuário irá permanecer mais tempo na página e a taxa de rejeição será menor.

Responsividade

Um site institucional precisa ser responsivo.

A responsividade é a capacidade de um site de adaptar-se a diversos tamanhos de telas.

É imprescindível garantir que seu site seja responsivo, e isso não é uma opção!

A maioria dos acessos, hoje em dia, já ocorre via celular.

Sem um site responsivo, você está perdendo clientes e tráfego qualificado.

Imagens de qualidade

Por fim, um site institucional precisa contar com imagens de qualidade.

As imagens, além de facilitarem a compreensão do usuário a respeito do conteúdo apresentado, também ajudam a conquistar tráfego orgânico para o site através do Google Imagens.

Por isso é importante que as imagens sejam originais, de qualidade e contem com o atributo alt.

Problemas que devem ser evitados em um site institucional

Estamos quase no fim do nosso artigo. Mas não poderíamos encerrar sem antes falar de uma questão muito importante: os problemas que são comuns de ocorrerem em um site institucional e precisam ser evitados.

Ao deixar um dos elementos a seguir ganhar vida no projeto do seu site, infelizmente você estará abrindo precedentes para o fracasso do seu site institucional.

Lentidão

Um site institucional não pode ser lento.

Dar espaço para a lentidão é condenar seu site a ter péssimos resultados de SEO e perder muitos usuários que não terão a paciência de esperar as páginas carregarem.

A lentidão às vezes é culpa da plataforma onde foi construída, como no caso do Wix.

Falta de responsividade

De novo responsividade? Sim, de novo.

Esse tópico é tão importante que precisa ser abordado o mais exaustivamente possível.

Com a falta de responsividade seu site perde oportunidades e deixa de aproveitar todo o potencial que um site institucional pode gerar.

Não exploração de recursos de retenção das visitas

Um site institucional que não explora recursos de retenção do usuário acaba perdendo muitos visitantes.

Estratégias de copywriting e gatilhos mentais, por exemplo, são ótimas soluções que, quando aplicadas, auxiliam a manter o usuário por mais tempo nas páginas.

Garanta, portanto, que seu site institucional contará com recursos de retenção de visitas.

Má estruturação

Um grande problema para o site institucional diz respeito à má estruturação das páginas e do conteúdo, de forma geral.

desorganização das páginas e carência de estrutura lógica, gera uma péssima experiência para o cliente, fazendo com que ele acabe desistindo de permanecer no site.

Ausência de conteúdo atualizado

Um último problema muito comum é com relação ao conteúdo desatualizado.

Muitas empresas publicam seu site institucional e esquecem de atualizar os dados, como informações de produtos, serviços, contatos e preços.

O resultado? O site passa a servir para quase nada.

Não cometa esse erro. Mantenha o conteúdo sempre atualizado.